Celorico de Basto é uma vila portuguesa no distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave, com cerca de 2 500 habitantes. É sede de um município com 181,10 km2 de área e 20 098 habitantes (censos 2011), subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cabeceiras de Basto, a leste por Mondim de Basto e a Sul por Amarante, a sudoeste por Felgueiras e a Oeste por Fafe. Alberga as vilas de Celorico de Basto, Fermil de Basto e Gandarela de Basto.
Chegar a Celorico de Basto já foi complicado, hoje em dia é muito fácil e rápido. Partindo do Porto, pela A4, a Vila de Celorico de Basto, fica a apenas uma hora, seguindo pela Variante do Tâmega. A norte, o concelho é atravessado pela A7/IC5, permitindo através do nó na cidade de Fafe ou na localidade do Arco de Baúlhe, chegar a Braga, Guimarães, Vila Real e outros locais rapidamente.
O concelho de Celorico de Basto é o local ideal para visitar, possui um vasto património Histórico, Arquitetónico e Arqueológico. Tem vários espaços que permitem uma estadia agradável como parques de lazer, ou áreas sazonais de banho, durante a visita pode-se também desfrutar das belas paisagens e visitar os famosos jardins de camélias.
Celorico de Basto é um Concelho com uma gastronomia bastante rica, as gostosas couves com feijão, acompanhadas com toucinho, são um prato rústico com tradição. O arroz de cabidela, “pica no chão” continua a fazer as delícias dos apreciadores de boa mesa, ao qual não pode faltar o acompanhamento de um verde tinto. O cabrito assado com arroz de forno, a vitela assada, o cozido à portuguesa, a feijoada com chispe e uma carne da ilhada assada na brasa com batatas a “murro”, são as preferências dos apreciadores de carne. Os fumeiros, o salpicão e o presunto, servem-se a qualquer hora, com um copo de branco ou tinto da região. Neste concelho são várias as festas importantes, mas dou destaque as que são de maior importância e que não deveremos deixar perder, a festa de S. Tiago, a Nossa Senhora do Viso, a festa de S. Pedro, o Clamor da Roda, a Senhora da Goma, a festa de S. Bernardo e a festa de Nossa Senhora da Conceição.
Sem comentários:
Enviar um comentário