Mondim de Basto


     A principal riqueza do concelho de Mondim de Basto é o seu património natural, arqueológico e arquitetónico num conjunto de invulgares motivos de interesse para o turismo.
 
     Concelho marcado por duas zonas complementares distintas, uma ribeirinha, a do vale do Tâmega e outra tipicamente de montanha, desdobra-se em constantes locais paradisíacos e estradas de contemplação panorâmica, rasgado por um tecido vivo de riachos e ribeiros a deslumbrar o visitante.
     As sugestões de percursos que apresentamos englobam as duas zonas distintas do concelho, atualmente a população do concelho ronda os 10 000 habitantes, localizando-se cerca de metade na freguesia sede de Mondim de Basto.

     Assenta no maciço montanhoso entre as serras do Alvão e do Marão e é banhado pelos rios Tâmega, Ôlo e Cabril. A vila de Mondim de Basto repousa numa chã fértil na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé do Monte Farinha. 

     Pratos típicos, regionais, receitas roubadas à sabedoria popular e ementas recuperadas à base de produtos locais, num menu apetitoso acompanhado pelos vinhos verdes do nosso concelho. Na vila encontra-se um grande número de restaurantes, com ementas variadas, desde a comida tradicional a pratos de caça, dependendo da época do ano, com bom serviço e preços razoáveis. 

     Mondim explode, ciclicamente, nas festas do concelho, herdeiras universais das antiquíssimas e saudosas Romarias de Santiago. Curiosamente, São Cristóvão, padroeiro deste concelho, é admirado liturgicamente no mesmo dia que é festejado o popular Santinho no alto da Nossa Senhora da Graça, fundem-se os velhos costumes com as modernas correntes de opinião para receber, condignamente, os milhares de visitantes que nos procuram por esta data.

Sem comentários:

Enviar um comentário