Falar de Gastronomia em Ribeira de Pena é falar de marcas do passado ligadas a uma economia de tradição agrícola, das histórias das suas gentes. É pois falar de cultura. É relembrar Camilo que lá casou e viveu.
Pratos típicos de uma região onde tudo continua a nascer puro e natural, uma fritada de peixes do rio com arroz das vessadas, ou umas trutas do rio Beça, o cabrito das terras altas do Minho, e a vitela Maronesa, os Milhos, que podem ser ricos ou pobres, as couves com feijão. À sobremesa, as morcelas doces e o sarrabulho doce, a chila no forno, as maças do pipo de Basto.
No atual contexto da procura de atividades que englobam a natureza, cultura, exercício físico e lazer, o concelho de Ribeira de Pena oferece um conjunto de Percursos Pedestres peculiares. Pela riqueza paisagística e pelo conjunto de edifícios arquitetónicos carregados de história, uma das melhores formas de conhecer o concelho é por meio desta atividade. Aliando o exercício físico ao conhecimento ambiental e cultural, os percursos do “Caminho do Abade” e de “Levada de Santo Aleixo” permitem ao caminheiro a visita a notáveis pontos de interesse, que de outra forma, passariam despercebidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário